Por Mônica Barboza Paes de Barros

No ano de 2017, eu e os integrantes do NDEV, profissionais de longa data na expansão do varejo no Brasil, escrevemos um livro chamado “Faces do Varejo”, cujo tema central era transmitir, por meio das histórias de erros e acertos de cada um, conhecimento às novas gerações deste mercado fascinante e desafiador.

Desafio é uma palavra presente em todos os textos do livro, que faz parte da vida destes profissionais e que mostrou uma nova face em 2020. O desafio conseguiu superar a si mesmo em sua essência, e assumiu uma dimensão muito maior a partir do momento em que adicionou variáveis totalmente fora de nosso controle e conhecimento.

Ninguém melhor do que os integrantes deste time pra contar como estão enfrentando este momento. Passados três turbulentos anos, trarei passagens do que cada um deles escreveu, e os convidarei a refletir sobre elas.

Renata Rouchou, diretora de expansão e operações da Casa Bauducco, é a minha primeira convidada.

No primeiro parágrafo de seu texto você diz: “se após mais de 25 anos de atuação no varejo, eu imaginar que tenho uma experiência pronta, é porque aprendi muito pouco”. O que você mudaria nesta frase se pudesse reescrevê-la hoje?

RENATA: Se, após mais de 25 anos de atuação no varejo, eu imaginar que exista algum profissional com experiência pronta, é porque ainda não tínhamos vivido o maior desafio de uma época com pandemia, em que é necessário se reinventar, quebrar todos os paradigmas e estar sempre pronto para modificar os modelos de negócio de varejo com multicanalidade, resiliência e pro atividade constantes.

“Como ser humano, a maior missão na expansão das redes de varejo é gerar oportunidades, é a arte de construir pontes entre as pessoas”. Onde você acredita que estarão as oportunidades e as pontes no mundo do varejo hoje, para todos os stakeholders do negócio?

RENATA: Manter o ecossistema funcionando entre colaboradores, franqueadora e franqueados, acionistas, fornecedores, parceiros locadores, onde seja possível não só manter a saúde financeira de cada grupo equilibrada, assim como preservar o ótimo relacionamento entre todos, onde, mesmo em tempos de muita dificuldade, seja possível preservar a efetiva cooperação em busca de uma solução conjunta. É esta interdependência que gera as pontes e a cooperação.

Você fala que temos que estar “ligados às tendências e necessidades de nossos consumidores”, trazendo como exemplo a UberEats, ainda no início de suas operações àquela época, como um fator disruptivo que propunha integrar logística e alimentação. E hoje isto tudo se consolida diante de nossos olhos. Como você enxerga o futuro do seu mercado?

RENATA: A curto e a médio prazo, o mercado será multicanal, com integração do on com off-line, reproduzindo a experiência do varejo real no off-line não somente no que se refere à comodidade. A viagem digital só tem início, não tem fim. Aqui, na Casa Bauducco, começamos com Ubereats, Ifood, Rappi, Loggi, implementamos vendas via Facebook, Instagram, Whatsapp, aplicativos próprios e estamos na fase de entrada em diversos grandes marketplaces tipo Magalu, Mercado Livre, B2W, e a venda direta pelo Google. Hoje, já há no mercado outros modelos de negócio como as Dark Kithchens, e em breve, surgirão novas formas de venda on-line, como já acontece na China e Estados Unidos, com vendas pelo Tiktok e a maratona de compras na China, a exemplo da Single´s Day pelo Alibaba, com venda de US$ 23 bilhões de dólares em 24 horas! O futuro é ilimitado.

 

Renata Rouchou é diretora da Cada Bauducco, atuou em empresas como Starbucks, Grupo Trigo – Dominos, Spoleto e Koni Store, além de Casa do Pão de Queijo. Tem experiência nas áreas de varejo de alimentação, expansão de redes, incluindo projetos e obras civis. Negociação com empreendedores de shopping centers, marketing de varejo e gestão de redes de franquia. Graduada em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP, com pós-graduação em Marketing pelo IAG-PUC Rio de Janeiro e FGV em Gestão – Rio de Janeiro.

 

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