A pandemia de Covid-19 deve fazer da Black Friday de 2020, em 27 de novembro, a mais digital da história. E a entrada de muitas lojas ao e-commerce neste ano, justamente por causa das medidas de isolamento social, deve fazer com que a concorrência seja ainda mais acirrada.
Como atrair a atenção do consumidor, que terá tantas opções na palma da mão? Entre as dicas de especialistas, estão a personalização da experiência do cliente e a oferta de várias formas diferentes de pagamento.
Confira, abaixo, as estratégias sugeridas por executivos das empresas Cazamba (tecnologia de mídia), Propz (inteligência de dados), PagBrasil (meios de pagamento), JustForYou (beauty tech) e Driven.cx (consultoria de digital commerce):
- Antecipe-se nas campanhas publicitária
Não é porque a Black Friday é celebrada somente na última sexta-feira de novembro que as peças e campanhas publicitárias devem esperar até lá. Este é um dos períodos-chave para o varejo e, neste ano em especial, é o momento para recuperar as vendas perdidas por conta da pandemia. - Personalize a experiência do consumidor
Com tanta concorrência, o preço já não é mais um diferencial. É preciso investir em soluções que gerem insights para tornar a jornada de compra inesquecível. Dessa maneira, o varejista encanta o cliente e pode até fidelizá-lo. Outra opção é apostar no uso de tecnologias de realidade aumentada, solução que tem ganhado cada vez mais espaço no mundo dos negócios. - Ofereça novas opções de pagamento no ato da compra
Além dos métodos de pagamentos tradicionais, como dinheiro físico, cartão de crédito e débito, cheques e boletos, outras opções vêm ganhando espaço no País. É o caso dos links de pagamento, que permitem que as vendas sejam realizadas por meio do WhatsApp, e-mail, Instagram, SMS ou qualquer outro canal online, sem exigir que os empresários tenham uma loja virtual. - Invista no atendimento ao cliente
A experiência do cliente é a chave para o sucesso de qualquer ação e na Black Friday não é diferente. É importante apostar na aproximação entre a marca e consumidor, trazendo o usuário para o centro de qualquer decisão, ainda mais nas vendas online. - Tenha visão macro sobre a data
Entenda o perfil do consumidor (fatores como potencial financeiro e pré-disposição para a compra) e apresente a oferta certa. Assim, é possível construir um relacionamento de longo prazo e aumentar o valor que o cliente gasta com a marca.