Por Luis Felipe Salles

O dono da Tesla, Elon Musk, poderá fechar a primeira franquia do McDonald’s em outro planeta! Seria isso uma miragem, um delírio, ou uma possibilidade? É provável, também, que ele empreenda o primeiro Shopping Center sem impacto ambiental em outro mundo.

Por ora, temos apenas suposições, porém não tão infundadas em se tratando de um executivo de coragem totalmente fora da curva.

Em breve, pessoas poderão embarcar no foguete da Tesla intergaláctico e descer em Marte. Chegando lá, o que que eles irão fazer se não existe ainda nada montado? Provavelmente, poderá existir um shopping ao lado da “foguetoária”, a rodoviária de foguetes.

Como se não bastasse isso, seu concorrente em empreendedorismo e inovação, Richard Branson, da Virgin Galactic, também tem seu projeto do ônibus de turismo intergaláctico, que, inclusive, já levou o primeiro turista para o espaço em 2019.

Diante dessas novidades todas, eu me pergunto se tudo isso faz sentido, se tem mercado. Vale ressaltar que já temos tecnologia para isso – o número de bilionários no mundo vem crescendo anualmente! Já existem 3 mil pessoas no mundo com fortunas de bilhão listados na revista Forbes.

A excentricidade, o volume de dinheiro acumulado e a busca por experiências inatingíveis, aliados ao tempo limitado de vida para gastar o que foi acumulado, farão, sem dúvida, as primeiras missões com passageiros bilionários para um pouso e Marte e poderá até ter fila de espera!

Imaginem no desembarque desta excursão de ostentação: provavelmente eles vão querer comer um Big Mac em Marte! E lá estará a primeira franquia de outro planeta.

É possível um cardápio com alface cultivada em outro planeta ou em órbita, além de carne maturada no espaço. Caso você não saiba, já existe um vinho francês envelhecido no espaço, há hortas sendo desenvolvidas sem gravidade, e os estudos da NASA para a descoberta de água ou como criar a água em Marte já estão avançados.

Atualmente, milhares de cientistas estão unidos em busca do desconhecido para trazer conforto e segurança às novas gerações numa escala global para a conquista de vida de humanos em uma Nova Fronteira.

Também acredito que, para conseguir clientes para essas viagens ao além, exista um mercado novo e real que movimenta bilhões, os Gamers. Creio que, em sua casa, deva ter alguém jogando!

As grandes empresas estão investindo em aparecer e interagir dentro do universo dos games. Esses jogadores já estão habituados com cenários fictícios ou de outro planeta, muito naturais hoje, e essa tendência fica cada vez mais forte nos planos de marketing das grandes empresas de indústria de consumo e de marcas de varejo globais.

Imaginem um Shopping criado numa estação de desembarque espacial e as pessoas consumindo souvernirs das marcas de luxo! Comprando chaveirinho da Louis Vuitton em Marte, bolsinha da Prada e assim por diante.

Minha reflexão parece brincadeira, mas pode ser séria, sabia? Pensando com visão de futuro, o cliente deste novo nicho deve ser, hoje, da geração Z e herdeiro de um bilionário. Na época da viagem, já será um adulto excêntrico.

Para ele, ir até Marte e comprar um Big Mac não será nenhuma novidade, já que, provavelmente, ele já sentiu esse desejo jogando.

Note que este artigo não é sobre foguete em Marte, mas, sim, uma forma de tocar em outro assunto: como você se torna uma pessoa fora da curva, como esses visionários Elon Musk ou Richard Branson? Como buscar inovação neste cenário de pandemia?

Mudança grande no mercado de trabalho, época de escassez e medo, tempo de mudança acelerada de hábitos de consumo e, ainda, descontrole em alguns países por conta da contaminação, com variação das cepas mais rápida que a vacinação.

A única coisa que você precisa ter para avançar é CORAGEM e esse é meu objetivo com este texto.

CORAGEM para começar. Muitas pessoas têm coragem de ir para frente, porém não a têm para se desprender do passado. Esse é o grande dilema.

CORAGEM para viver o novo e enfrentar o que o era bom antes e, hoje, já não funciona mais. O mundo não é o mesmo após 2019.

CORAGEM é ousadia, coragem é renovar, reconstruir, prosperar e sair definitivamente do mundo que você aprendeu, do mundo que era uma rotina consistente sistêmica.

CORAGEM para se desconectar do passado e dar um passo em direção ao futuro desconhecido vai lhe gerar uma sensação de renascimento com muito mais força; os hábitos vão mudar os empregos, com a tecnologia cada vez mais ocupando todos os espaços e, você, tendo que manter o seu nível dentro da sua “pirâmide de Maslow” – tudo isso com o mesmo número de horas.

CORAGEM, fé com foco e esforço lhe trarão o resultado transformador para o seu sucesso.

A diferença do desconhecido ou da ignorância em relação à incerteza é simples: o desconhecido você não sabe o resultado, e isso dá mais medo. A incerteza você só precisa de um pouco de CORAGEM, porque você sabe que pode dar certo. Apenas está incerto ainda.

CORAGEM te inflama para buscar o novo e acelerar seus impulsos, dá entusiasmo para o próximo passo, do qual ainda não se sabe muito bem o resultado, mas a união do medo e da coragem te levarão ao topo e, no topo, você ficará se tiver este equilíbrio.

Chegar ao topo sem consistência, somente lutando com coragem e força, não gera a resistência de mantê-lo nesse patamar. É necessários o domínio e o gerenciamento do medo e das emoções para dar a segurança de seguir.

Se você quiser, vai voar, mas, se você não conseguir voar, corra! Se não der pra correr, ande, mas, se mesmo assim tá difícil de andar, rasteje. O que não pode é ficar parado. O parado não vai te levar a lugar algum!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here