A Retomada do Crescimento
Por Marcos Saad
Membro Fundador do Portal NDEV Brasil
Especialista em Strip Centers
Tudo aponta para uma retomada do país em 2019. O apoio que o novo presidente terá nos primeiros meses do seu governo; será a oportunidade ideal para aprovar as principais reformas e buscar o equilíbrio das contas públicas. A confiança do investidor e dos consumidores aumentará, gerando assim oportunidades de negócios para os empreendedores, a indústria, os comerciantes e os prestadores de serviço em geral. O aumento do emprego impactará a renda das famílias e proporcionará a retomada do consumo.
No segmento dos STRIP MALLS, constituídos predominantemente por lojas de conveniência, serviços e alimentação, gerará um impacto favorável no aumento de vendas e melhores resultados para os lojistas e empreendedores; proporcionando uma oportunidade de redução de dívidas e recomposição de caixa. Por outro lado, a instabilidade das relações comerciais internacionais, provoca alguns momentos desfavoráveis, mas esperamos que os impactos para a nossa economia sejam brandos.
Entendo que o momento é de retomada dos novos projetos, considerando o enorme espaço que o nosso mercado proporciona para este segmento dos STRIP MALLS pois, a cada dia, se intensifica a busca de conforto e facilidade para o consumo, e a disponibilidade de tempo é um fator cada vez mais escasso na vida cotidiana das pessoas. Cabe a nós, empreendedores e lojistas, utilizarmos nosso conhecimento e experiências para proporcionar ao consumidor um ambiente agradável e seguro aos nossos clientes, priorizando o bem estar, entretenimento e o conforto para que eles considerem os empreendimentos como uma extensão natural de sua casa.
A melhoria da manutenção, paisagismo, áreas externas, ambiente com wifi, eventos e outras ações hoje encontradas nos Shoppings Centers tradicionais, são os fatores essenciais à fidelização dos clientes. O incremento e a constância das ações de marketing mantém o consumidor fidelizado. O estudo detalhado do mix, alinhado com os desejos dos consumidores residentes na área de influência primária, além do acompanhamento diuturno da qualidade operação das lojas são fatores cruciais. Para isso, a presença do gestor na linha de frente de batalha é o fator imprescindível e, porque não dizer, obrigatório.
Treinamento, aprimoramento, inovação e entretenimento são as palavras do momento. O objetivo é substituir o “mais do mesmo” por “pensar fora da caixa” e enxergar a oportunidade de “fazer diferente” ao invés de utilizar justificativas para a paralisia. Com tudo isso, o consumo é a natural consequência. Para aqueles que enfrentaram e resistiram às longas tempestades, certamente bons ventos virão.
Marcos Saad Membro Fundador do Portal NDEV Brasil Especialista em Strip Centers