A Retomada do Crescimento
Por Marcos Saad
Membro Fundador do Portal NDEV Brasil
Especialista em Strip Centers

Tudo aponta para uma retomada do país em 2019. O apoio que o novo presidente terá nos primeiros meses do seu governo; será a oportunidade ideal para aprovar as principais reformas e buscar o equilíbrio das contas públicas. A confiança do investidor e dos consumidores aumentará, gerando assim oportunidades de negócios para os empreendedores, a indústria, os comerciantes e os prestadores de serviço em geral. O aumento do emprego impactará a renda das famílias e proporcionará a retomada do consumo.

No segmento dos STRIP MALLS, constituídos predominantemente por lojas de conveniência, serviços e alimentação, gerará um impacto favorável no aumento de vendas e melhores resultados para os lojistas e empreendedores; proporcionando uma oportunidade de redução de dívidas e recomposição de caixa. Por outro lado, a instabilidade das relações comerciais internacionais, provoca alguns momentos desfavoráveis, mas esperamos que os impactos para a nossa economia sejam brandos.

Entendo que o momento é de retomada dos novos projetos, considerando o enorme espaço que o nosso mercado proporciona para este segmento dos STRIP MALLS pois, a cada dia, se intensifica a busca de conforto e facilidade para o consumo, e a disponibilidade de tempo é um fator cada vez mais escasso na vida cotidiana das pessoas. Cabe a nós, empreendedores e lojistas, utilizarmos nosso conhecimento e experiências para proporcionar ao consumidor um ambiente agradável e seguro aos nossos clientes, priorizando o bem estar, entretenimento e o conforto para que eles considerem os empreendimentos como uma extensão natural de sua casa.

A melhoria da manutenção, paisagismo, áreas externas, ambiente com wifi, eventos e outras ações hoje encontradas nos Shoppings Centers tradicionais, são os fatores essenciais à fidelização dos clientes. O incremento e a constância das ações de marketing mantém o consumidor fidelizado. O estudo detalhado do mix, alinhado com os desejos dos consumidores residentes na área de influência primária, além do acompanhamento diuturno da qualidade operação das lojas são fatores cruciais. Para isso, a presença do gestor na linha de frente de batalha é o fator imprescindível e, porque não dizer, obrigatório.

Treinamento, aprimoramento, inovação e entretenimento são as palavras do momento. O objetivo é substituir o “mais do mesmo” por “pensar fora da caixa” e enxergar a oportunidade de “fazer diferente” ao invés de utilizar justificativas para a paralisia. Com tudo isso, o consumo é a natural consequência. Para aqueles que enfrentaram e resistiram às longas tempestades, certamente bons ventos virão.

  Marcos Saad                                                                                                        Membro Fundador do Portal NDEV Brasil                                                                          Especialista em Strip Centers

Artigo anteriorA Febre dos Atacarejos
Próximo artigoTendência Multifranqueado
25 anos de experiência em expansão de redes varejistas e desenvolvimento e gestão de strip centers. Ex-sócio co-fundador da REP, e atualmente sócio-diretor da MEC, especializada em desenvolvimento, consultoria e gestão de strip centers. Formado em Direito na PUC/SP, com pós-graduações em Negócios Imobiliários na FAAP/ SP, e no Shopping Center Managment Program no INSPER.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here