Por Claudia Bittencourt
Sócia-fundadora e Diretora Geral do Grupo Bittencourt
À parte as dificuldades, desafios e novas experiências que emergiram diante da atual pandemia, é hora de pensar em como se diferenciar quando tudo isso passar.
Você já tem uma ideia de como vai fazer isso? Como sair mais forte da crise e se tornar única no mercado mesmo depois de um chacoalhão como esse?
Para garantir que essa transição seja de sucesso e a marca fique ainda mais forte, é preciso se questionar sobre algumas coisas:
- Sobre quais pilares a marca está sustentada?
- Quem ela quer ser? Quem não quer ser?
- Que proposta de valor será oferecida a esse novo consumidor e mercado que se reconfigura?
- O que te tornará único no mercado?
É claro que essas perguntas são bastante difíceis de serem respondidas e são necessárias algumas etapas para viabilizar essa transformação. Por isso, listo algumas dicas para que uma empresa saia mais forte do pós-COVID-19.
- Reavalie o modelo de negócio
Agora é preciso, mais do que nunca, entender o que o consumidor deseja e o que fazer para atendê-lo da melhor forma. Por isso, vale a pena reavaliar o modelo de negócios e entender que certos hábitos e práticas que antes eram considerados normais, agora podem não fazer mais sentido.
- Repense o modelo de atendimento
Em tempos de serviços online, drive-thru e entregas cada vez mais rápidas, vale a pena analisar o papel da loja física: ela estará apta para atender o consumidor cada vez mais ciente do que precisa e consciente em relação à sociedade e seus valores?
- Reveja o mix de produtos e serviços
Esse período de quarentena e maior atividade dos serviços e compras online traz uma ótima possibilidade de refletir sobre o que mais atendeu às necessidades dos clientes e o que pode ser incorporado ou melhorado para continuar oferecendo comodidade e qualidade em produtos e serviços pós-pandemia.
- Avalie a identidade da marca
Sua marca está conectada a um tempo de inovação, transformação, consciência social e empatia? As empresas, cada vez mais, devem adotar esses conceitos à sua identidade, que precisa fazer parte da cultura do negócio. Se isso ainda não for realidade para o seu negócio, é preciso repensar.
- Amplie seus canais de venda
Nos próximos meses e anos, dificilmente um negócio poderá sobreviver sem investir nos canais de venda adequados. O e-commerce, por exemplo, será quase que obrigatório. Vale a pena entender como sua marca é percebida pelo cliente e as melhores formas de chegar até ele.
- Mapeie seus parceiros estratégicos
Seus parceiros também passaram por transformações. Será que continuarão alinhados com a nova realidade de sua empresa? . Valores e cultura alinhados são fundamentais para que os resultados sejam os melhores e o consumidor se identifique com o seu negócio. Vale a pena considerar se vocês ainda “falam a mesma língua”.
- Reavalie os custos com estrutura física
As empresas experimentaram uma nova forma de trabalho utilizando pouco ou nenhum espaço físico em função do trabalho home office, o que pode levar a questionar se o espaço utilizado antes da pandemia ainda fará sentido. É o momento de rever a planilha de receitas X custos e analisar o que contribui de fato com aumento de produtividade e resultados e o que são apenas custos e devem ser revistos, reduzidos ou eliminados.
- Repense o propósito e a cultura
Repensar o propósito da marca, sua origem e no que ela se tornou com o passar do tempo são outras medidas essenciais para identificar o que fica e o que deve ser descartado.
Vale, ainda, pensar em como voltar à ativa com uma empresa mais consciente, responsável e com menor impacto negativo no mundo. Mudar a cultura, na maioria das vezes, é indispensável.
Isso porque, se a cultura não condiz com o que se deseja para o futuro dos negócios, é possível transformá-la para que ela jogue ao seu lado.
Não é fácil de se aplicar essa série de mudanças, mas, com uma avaliação precisa de processos e bons líderes para trazer essa nova visão, é possível, sim, sair ainda mais forte da quarentena!