Por Marcos Hirai
Sócio-diretor da GS&BGH – Expansão & Pontos Comerciais

Ao longo deste ano, no mundo, serão comercializados, de acordo com números do Gartner, cerca de 333 mil veículos com a condução semi-autônoma, ainda limitados, pois ainda dependem da supervisão de um motorista humano. Considerado até pouco tempo atrás algo futurístico, isso já é uma realidade mercadológica e nos próximos anos prometem se desenvolverem tecnologicamente ainda mais.

Se para os veículos já existe um mercado em pleno funcionamento e que promete triplicar de tamanho nos próximos cinco anos, no varejo também existem diversos projetos neste sentido em andamento. A que se destaca é o projeto da gigante do e-commerce Amazon que está considerando um plano de expansão das suas lojas de conveniência Amazon Go com a abertura de 3 mil unidades até 2021, segundo fontes da Bloomberg. Atualmente, a companhia já tem vinte lojas abertas nos Estados Unidos. As lojas foram concebidas com o objetivo de agilizar e facilitar a experiência de compra do cliente – que apenas entra, pega o que quiser e sai – com sensores que identificam isso e já finalizam a compra pelo aplicativo.

Porém, vem da China o projeto mais ambicioso, a Bingo Box – lojas sem atendentes sensação por lá. A loja que não fecha nunca está conectada ao WeChat, plataforma onipresente no consumo chinês. A Bingo Box é montada sobre módulos que podem ser transportados, já tem mais de 200 unidades abertas e planeja abrir outras 5 mil unidades dentro da China.

Aqui no Brasil, a loja de conveniência Zaitt abriu sua terceira unidade no mês passado. O mini-mercado funciona 24 horas e não tem nenhum atendente. Câmeras com sensores monitoram cada ação e reconhecem quem está no mercado em tempo real. Para entrar e sair da loja, o consumidor precisa apresentar o QR Code fornecido pelo app da Zaitt ao leitor colocado na porta.

Este conceito despertou tanta a atenção pela inovação que na semana passada foi anunciada sua venda para a Sapore, maior empresa de alimentação do Brasil. A Sapore está num movimento de se transformar numa empresa cada vez mais digital e a aquisição da Zaitt faz parte disto.

Além da entrada da Sapore, redes como Pão de Açúcar, Carrefour e Lojas Americanas já estão desenvolvendo projetos neste sentido. Prometem lançar lojas neste conceito ainda no próximo ano.

A GS&BGH, empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza, lançou nesta semana, em parceria com a SNC, a maior rede de lojas de suplementos vitamínicos do Brasil comprada pelo fundo Pátria, sua primeira loja autônoma. O projeto denominado OMNIBOX, prevê a abertura em 2020 de mais de 100 lojas na cidade de São Paulo em parceria com grandes redes de varejo.

São dispensers automáticos, equipados com tecnologia de última geração que funcionam 24 horas por dia oferecendo diversos produtos. Tudo gerenciado por um aplicativo. Serão instalados dentro de academias, hotéis, estações modais, universidades, condomínios residenciais e corporativos, hospitais e grandes empresas.

Como se vê, as lojas autônomas farão cada vez mais parte do cotidiano dos consumidores, transformando de uma maneira radical a relação da loja com o consumidor e trazendo os produtos mais próximos possível de onde as pessoas moram ou trabalham 24 horas por dia. É a nova era da hiperconveniência!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here