Por Mauricio Andrade

Ok, ok. Eu admito. Estou absurdamente feliz por não trabalhar na ilha de edição de qualquer uma das grandes emissoras do país. Imaginem só a insanidade que será escolher e editar os melhores/ piores fatos de 2019?

Felizmente, para a minha sorte, nosso assunto aqui está bem mais ligado ao futuro, um futuro bem próximo de acontecer e que em geral traz novidades boas, novas tecnologias, modernidade e, por que não, um pouco de esperança e crenças reais em direção a um promissor crescimento dos negócios e das pessoas também.

Nesse sentido, fazer um levantamento deste ano traz certo alento e renova meu otimismo. Escolhi a palavra EXPANSÃO para travar um jogral que vai sinteticamente relembrar as boas novas de 2019.

O E pode representar o ELETRÔNICO, universo dinâmico que acolheu o varejo físico de forma avassaladora e invariável, transformando os looks em likes, tirando a culpa dos compradores impulsivos (afinal de contas, a sacola eletrônica não pesa) e ilimitando o poder de escolha do consumidor – o Wi-Fi é o limite.

A letra X, que já é quase uma tradução para a palavra EXPERIÊNCIA, nunca foi tão usada nesses tempos de evolução. Ela traduz a chance para as empresas descobrirem a fundo seus usuários, por meio de vivências reais que possam garantir a proximidade e a cumplicidade entre marcas e clientes.

O P pode definir as soluções cada vez mais PERSONALIZADAS que o mercado precisará oferecer aos seus consumidores. Soluções essas baseadas em muita pesquisa e análises do perfil do usuário, dentro e fora do ponto de venda.

O primeiro A me traz a palavra AMPLO, sinônimo ainda para abrangente, imenso e grandioso. Todas apropriadíssimas para o mundo de compra e venda que os marketplaces disponibilizaram num só clique. Amplo também é o mundo que se abriu para os ferramentais tecnológicos que não param de se aprimorar para deixar essa vitrine mais confiável e segura.

O N vem de novo, de news, no bom português, das NOVIDADES que o mundo do data traz a cada descoberta. São tantas novidades que muitas vezes fica difícil acompanhá-las e adequá-las ao dia a dia. Mas as maravilhas que esse universo nos apresenta conseguem ser maiores que todo e qualquer desafio.

Pensei aqui um pouco e logo vinculei o S à palavra SIMBIOSE, pois é ela que define atualmente a relação diária entre gestor, colaborador, parceiro. É só por meio de uma simbiose de dados que se chega à solução adequada para cada negócio. É só por meio dessa simbiose entre pessoas e tecnologia que se chega ao sucesso – que por sinal, também começa com S.

Sem esquecer da ternura jamais, o segundo A pode remeter à AFETIVIDADE que mesmo com todos os recursos tecnológicos não pode faltar nas relações entre consumidor e marca. A comunicação precisa continuar existindo bem como o conteúdo de qualidade criado ininterruptamente para gerar engajamento e, preferencialmente, compartilhamento. É preciso cultivar admiradores.

E por fim o O, que traz para o mundo real a palavra ONIPRESENTE. Sim, é preciso estar em todos os lugares, de todas as formas, vendo, ouvindo e sentindo sua audiência para captar o máximo de informações, da forma mais precisa possível.

O novo ano vem sempre recheado de promessas. E a minha só permite dizer que nossos desafios serão imensos, repletos de aprendizado, utilizados para compreender cada vez mais o comportamento humano. E, ao compreender o humano, aquele ser tão complexo e tão essencial para o ápice de qualquer negócio, podemos ter a chance de entender o outro e a nós mesmos.

Quem diria que o varejo do futuro poderia inspirar a lista de desejos de Ano Novo? Que venha 2020!

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