Milhares de novos funcionários da Kroger e do Walmart já estão reabastecendo as prateleiras, checando clientes e começando a trabalhar em centros de distribuição em todo o país.
A Kroger disse que contratou mais de 23.500 funcionários até agora, segundo um comunicado da empresa. Ela planeja contratar mais 20 mil trabalhadores para suas lojas, fábricas e centros de distribuição nas próximas semanas.
O Walmart contratou cerca de 25 mil trabalhadores em menos de uma semana, depois de anunciar planos de adicionar um total de 150 mil trabalhadores de meio período e período integral até o final de maio. As posições em suas lojas, clubes, centros de atendimento e centros de distribuição são temporárias, mas o varejista disse que muitos mais tarde se tornarão permanentes.
As principais varejistas americanas têm alguns dos planos mais agressivos, pois caixas de macarrão, enlatados, papel higiênico e outros itens essenciais continuam a sair das prateleiras durante a pandemia de coronavírus. Eles agilizaram a contratação e receberam inúmeras solicitações de pessoas demitidas ou satisfeitas por restaurantes, hotéis ou outras indústrias atingidas.
A Kroger, empresa controladora de redes de supermercados como Fred Meyer e Harris Teeter, disse que reduziu o processo de contratação para uma média de 72 horas para os empregos, que têm um salário médio de US$ 15 por hora. A empresa afirmou em comunicado que sua equipe de recursos humanos trabalha sete dias por semana para recrutar e entrevistar candidatos para os empregos.
Também está se unindo a empresas, incluindo Marriott International, Sysco e Sodexo, para contratar temporariamente alguns de seus funcionários – incluindo aqueles afetados por demissões e licenças.
O Walmart também acelerou as contratações – principalmente para caixas e corretores. Para transformar rapidamente os candidatos em funcionários, o Walmart está incentivando as pessoas a se inscreverem online ou simplesmente enviarem uma mensagem de texto. O varejista está pulando entrevistas formais e ofertas por escrito. Em vez disso, está pedindo aos gerentes de loja que selecionem candidatos e façam ofertas verbais por telefone, disse a porta-voz da empresa, Robyn Babbitt.
Com informações do portal CNBC