Por Fausto Severini
Sócio-fundador e Diretor responsável pela expansão do Grupo Tenda Atacado

O modelo Cash & Carry não foi criado no Brasil. Ele foi trazido pela rede holandesa Makro em 1972.

A evolução ao longo dos anos do Cash & Carry, ajustada pelas necessidades e circunstâncias econômicas do consumidor brasileiro, resultou no nosso Atacarejo, que atende de forma híbrida no atacado e no varejo, assumindo a proposta de valor que, na Europa, são as redes de Hard Discounters, tais como Lidl e Aldi alemãs, Leader Price, do Grupo Casino, dentre várias outras.

Assim como a fruta brasileira jabuticaba, o brasileiríssimo Atacarejo também já foi exportado e existe em outros países. As redes Carrefour, o GPA e o Tenda Atacado têm seus modelos em alguns locais no exterior.

O modelo Atacadão, do Carrefour, foi exportado para Colômbia, Argentina, Marrocos, Espanha e Romênia. A aplicação desses formatos na Europa terá prosseguimento com uma aceleração da expansão com nome Promocash na França e continuidade da experiência em outros países.

O modelo Assai Atacadista inaugurou a primeira operação de Atacarejo – a Surtimayorista, na Colômbia, em 2016.

O modelo Tenda Atacado inaugurou mais uma loja, com a marca Alimenta Angola, em Luanda, no mês de janeiro deste ano.

Por fim, o que vale observar é que a proposta de valor do Atacarejo, semelhante à proposta do Hard Discount, focada em oferecer os mais baixos preços para produtos alimentares, pela combinação de lojas simples, desprovidas de ambições, com sortimento limitado e pouco serviço, tem espaço mundo afora.

Em todo canto existe público disposto a abrir mão de alguns mimos e confortos em detrimento da economia que o formato proporciona.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here