Seguindo uma tendência que já é forte nos Estados Unidos, o Outback Steakhouse anuncia o lançamento do Gift Card Varejo, primeiro produto da marca que será comercializado em redes varejistas.
Neste primeiro momento, os novos cartões-presente poderão ser adquiridos, exclusivamente, em 266 lojas do Carrefour localizadas em 63 cidades do Brasil. Os clientes poderão escolher entre Gift Cards de R$ 50 a R$ 300, que têm validade de oito meses a partir da ativação.
A novidade marca o pioneirismo do Outback e reforça o DNA inovador da empresa, que é a primeira do segmento a oferecer esse tipo de produto aos consumidores.
De acordo com Daniel Barbosa, diretor de Digital e Novos Negócios da Bloomin’ Brands, grupo detentor da marca Outback, as expectativas para o lançamento são as melhores. Em 2019, o Gift Card da marca representou R$ 13 milhões em vendas.
“Vamos estar onde nossos consumidores estão. Em nossos restaurantes, em suas casas com nosso delivery e por que não em seus supermercados favoritos? Esperamos que os novos Gift Cards no varejo possam proporcionar mais um ponto de experiência aos nossos lovers”, avalia.
Já Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice defendeu que o conceito de “vitrine infinita” faz-se cada vez mais presente na visão das grandes empresas do varejo. Em alimentação o Outback torna-se referência nesse tipo de iniciativa. “Estar aonde o cliente estiver e dar a ele a oportunidade de escolher sua marca/empresa torna-se imperativo para nos negócios de alimentação fora do lar, especialmente no contexto de aceleração da recuperação”, disse.
Expansão exponencial
As projeções são positivas. Com a entrada no varejo, a empresa espera incrementar em torno de 30% as vendas dos cartões até novembro de 2020.
“Isso pode representar três vezes mais, porque o cliente aproveita a oportunidade e acaba consumindo mais dentro do restaurante. Em linha com o crescimento do canal, vamos expandir exponencialmente os pontos de venda até o final do ano”, prevê Daniel Barbosa.
A estratégia está alinhada ainda a um crescimento desse segmento em outros países. Segundo dados da empresa Blackhawk Network, em 2017, o mercado global de cartão pré-pago (também conhecido como cartão-presente ou gift card), foi avaliado em aproximadamente US$ 320 bilhões e a previsão é que esse valor chegue a US$ 510 bilhões em 2025.
Aqui no Brasil, esse setor apresentou um aumento de mais de 25% entre janeiro e junho, na comparação com o mesmo período de 2019. Além disso, nos últimos seis anos, houve um aumento de 4200% das vendas de gift cards no País. O levantamento ainda prevê que no próximo ano, o mercado brasileiro movimente aproximadamente R$ 5 bilhões no segmento de cartão pré-pago.
“Temos a visão de que, em um período pós-pandemia, a categoria de cartão-presente entrará em um novo ciclo de desenvolvimento, estimulado pela volta do cliente às lojas e restaurantes. Neste sentido, cartões-presentes relacionados a alimentação fora de casa e a outras categorias tradicionais do varejo são peças chave para nossa expansão. E é por este motivo que estamos acelerando a entrada de novos parceiros, como o Outback”, afirma Ricardo Amaral, diretor de Novos Negócios na Blackhawk Network.
Associação a momentos de lazer
Do lado do Carrefour, a parceria é vista como uma associação positiva a momentos de lazer. “Ficamos felizes em sermos pioneiros dessa tendência juntamente com o Outback que, assim como nós, busca soluções inovadoras para encantar os clientes. Acreditamos que esse produto será bem aproveitado nos momentos de lazer das famílias que frequentam nossas lojas”, comemora Alexandre Gyurkovits, diretor de Parcerias do Carrefour.
Assim como o cartão que o Outback já disponibilizava no site, esse lançamento será aceito apenas nos restaurantes físicos da marca, não podendo ser utilizado em pedidos feitos via delivery.