Por Mercado & Consumo

A GS&UP, potencializadora de startups do Grupo GS& Gouvêa de Souza e a Closed Gap, empresa com foco em processos de inovação, criaram uma iniciativa para ajudar os varejistas em seu maior desafio: a inovação. Ela deixou de ser um diferencial e se tornou uma obrigação para todos que desejam continuar fazendo parte do mercado. “Inovação não é mais sobre o futuro, mas sobre minimamente acompanhar o seu mercado”, afirma Caio Camargo, sócio-diretor da GS&UP.

A fim de solucionar este problema, a GS&UP criou o RetaitechClub.com, que é literalmente, um clube de inovação. O modelo se baseia em meetings mensais de 180 minutos, em que quatro startups apresentam suas soluções para os participantes do clube, havendo ainda workshops realizados por Fernanda Nogueira, sócia da ClosedGap, e palestras com profissionais do ecossistema de inovação brasileiro. O objetivo é reunir líderes e empresas que buscam constante atualização em seus mercados, de olho nas tendências e novidades, além de incentivar o networking.

A iniciativa é um facilitador, além de ser mais econômica do que o desenvolvimento de soluções internas ou a busca por startups feita de forma individual e sem auxílio pelas empresas. “Nós identificamos que havia um caminho ainda não explorado pelo mercado e que fazendo as contas faria sentido.

Colocar um diretor para buscar em todo mercado possíveis soluções pode custar cerca de 10-15% do seu tempo, e, por consequência, do seu salário. O custo de participação é de cerca de 20-25% disso, e muito mais assertivo”, esclarece Caio.

O RetaitechClub.com conta ainda com a vantagem de curadoria cuidadosa das startups que irão participar. A GS&UP seleciona apenas as empresas melhor estruturadas, que possuem os serviços mais diferenciados, praticáveis e rentáveis, com clientes já implantados. Isso já representa uma enorme economia de tempo para o varejista, que muitas vezes não consegue selecionar as melhores opções e as que mais são indicadas para o seu modelo de negócio.

Serão dez meetings ao longo de 2019, que apresentarão, no total, 40 soluções, a partir de uma base com 500 startups escolhidas pela GS&UP. O primeiro foi realizado este mês e contou com uma palestra de João Klepler, sócio da Bossanova Investimentos, maior micro venture capital da América Latina, e autor do best-seller “Smart Money: A arte de atrair investidores e dinheiro inteligente para seu negócio”.

O próximo meeting, que acontecerá em 20 de março, terá a participação de Pedro Waengertner, cofundador da ACE Startups, a maior aceleradora da América Latina, e autor do best-seller “A estratégia da inovação radical: Como qualquer empresa pode crescer e lucrar aplicando os princípios das organizações de ponta do Vale do Silício”.

Chris Toledo, head de Marketing da Pernambucanas, gosta do formato. “O RetaitechClub é um modelo bem interessante para nós varejistas nos aproximarmos desse mercado de startups e inovação, cada vez mais dinâmico e complexo de se acompanhar. O mercado precisava disso”, comenta.

A participação no RetaitechClub.com é realizada em pacotes anuais, com valores equivalentes a partir de R$ 1.980 por mês, representando uma grande economia para as empresas. Os interessados podem conferir mais informações em: http://retailtechclub.com/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here