As pesquisas na internet por produtos sustentáveis tiveram crescimento de 71% nos últimos cinco anos. Essa tendência cria oportunidades de mercado para as empresas, principalmente nos setores de cosméticos, farmacêutico, moda e alimentos, segundo levantamento feito pela Economist Intelligence Unit (EIU) a pedido da WWF. O estudo englobou 54 países com 27 idiomas, onde vivem 80% da população mundial, cobrindo um período de cinco anos (2016-2020).
“Já não é aceitável produzir sem assumir a responsabilidade de, além de reduzir impactos negativos, regenerar o meio ambiente. No Brasil, as pessoas percebem a perda da natureza de forma mais próxima, pois são diretamente afetadas pelo desmatamento, incêndios, enchentes e secas. Essa consciência e essa preocupação estão se refletindo nas buscas digitais, que afetam diretamente a adoção de novos hábitos de consumo”, analisa.
No Brasil
A pesquisa aponta que o Brasil foi o país que produziu o maior número de assinaturas em campanhas em prol da biodiversidade e natureza no mundo – 14% do total, ou 23 milhões de assinaturas online.
Os tuítes relacionados aumentaram 82% no período e o volume de notícias aumentou 60%. Segundo a pesquisa, essa mudança de comportamento afeta retornos historicamente altos em algumas áreas, enquanto abre oportunidades de milhões de dólares em outras.
Valor da natureza
O valor da natureza por meio dos serviços sustentáveis que fornece à economia global é estimado em 44 trilhões de dólares – mais da metade do PIB global.
Essa mudança de comportamento dos consumidores em um rápido crescimento foi apelidada pela WWF como “despertar ecológico”. Apesar de o relatório apresentar um aumento substancial nos cliques dos consumidores de países de alta renda, como Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Austrália e Canadá, a tendência foi mais acelerada nas economias em desenvolvimento e emergentes como, por exemplo, Indonésia (24%) e Equador (120%).
A WWF é uma organização independente de conservação, com mais de 5 milhões de apoiadores e uma rede global ativa em mais de 100 países.